quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Poluição pode ameaçar a fertilidade masculina

Inspirar ar poluído pode afectar a qualidade dos espermatozóides e diminuir a fertilidade masculina, sugere uma nova pesquisa.
O estudo em reprodução humana descobriu uma ligação importante entre longos períodos de exposição ao ar poluído e o aumento da quantidade de espermatozóides defeituosos. Evidências sugerem que a poluição causada pelos carros, por exemplo, ajuda a reduzir a qualidade dos espermatozóides.
A pesquisa analisou o material de 35 homens da cidade de Teplice, na República Checa, uma área que apresenta altos índices de poluição no Inverno, devido à presença de geradoras de energia à base de carvão na área.
O estudo ocorreu durante dois anos e foi feito por especialistas da Sociedade Britânica de Fertilidade (British Fertility Society).
Nos períodos de alta poluição, segundo o estudo, houve um aumento na quantidade de espermatozóides defeituosos.
Quando a qualidade do ar melhorou, o mesmo aconteceu com o esperma – o que também sugere que o problema é temporário.

3 comentários:

Professor José Salsa disse...

Bom artigo para recordar quando estudarmos as causas de infertilidade...

Tiago disse...

Achei o artigo interessante, só gostava que me explicasses melhor o que queres dizer com "A pesquisa analisou o material de 35 homens da cidade de Teplice (...)".

Continua o bom trabalho.

Gabriel dos Santos disse...

Artigo bastante interessante! Acho que agora, e depois de saber esta noticia, devemos todos trabalhar ainda mais para "despoluir" o planeta! É nestas ocasiões que eu digo: " Ainda bem que moro em Fafe!" XD